Close
Destaque Paraná Ponta Grossa Utilidade pública

Câmara de Ponta Grossa aprova proibição da venda de fogos de artifício com estampido (barulho)

Câmara de Ponta Grossa aprova proibição da venda de fogos de artifício com estampido (barulho)
  • Publishedmaio 25, 2026
Venda de fogos de artifício com barulho será proibida em Ponta Grossa.

A Câmara de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei 61/2026 que proíbe a comercialização de fogos de artifício e quaisquer artefatos pirotécnicos que produzam ruído ou estampido no município. Ou seja, aqueles foguetes barulhentos não poderão ser vendidos na cidade.

A aprovação que ocorreu nesta segunda-feira (25) representa um avanço para a saúde de autistas, idosos, crianças e os animais. O projeto é da autoria da vereadora Teka dos Animais (União Brasil) e do vereador Julio Kuller (PL). O projeto foi aprovado por unanimidade, sendo 17 votos. Dois vereadores faltaram à sessão: Fábio Silva (Republicanos) e Ezequiel Bueno (Podemos).

O projeto ainda volta para segunda discussão, mas como passou por unanimidade, não enfrentará resistência. Na sequência, o PL seguirá para a sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil). Caso a prefeita não sancione, a Câmara sancionará.

Desde 2023, Ponta Grossa conta com uma lei que proíbe a soltura de fogos barulhentos, mas a lei não é cumprida por falta de fiscalização e pela dificuldade de fiscalização. Esta lei foi feita pelo mandato coletivo do Psol, na época, pela vereadora Josiane Kieras (não disputou em 2024) e Guilherme Mazer (hoje vereador pelo PT)

Questionada se agora a lei será cumprida, já que basta fiscalizar os estabelecimentos comerciais, a vereadora Teka garantiu que sim, a lei será cumprida.

“A responsabilidade de fiscalização vai ser do Executivo. A leio anterior só proibia a soltura desses fogos e era muito difícil de fazer a fiscalização na soltura. Eu mesma recebia inúmeros denúncias. Só que, infelizmente, sem ter o flagrante, não tinha como multar, como punir essa pessoa. Acredito muito que com a proibição da venda vai ser muito mais fácil a fiscalização”, explicou a vereadora.

Conforme a vereadora, os comerciantes poderão vender os fogos de artifício sem barulhos, sem estampido.

“O que é bonito são as luzes. Então, vamos sim, vamos brilhar a nossa cidade apenas com efeitos que não prejudicam nenhuma forma de vida”, disse.

Segundo vereadora, fogos com barulho causam óbitos de animais.

“Hoje a questão da pirotécnica ela vem avançando muito e o que é bonito nós sabemos que não é o barulho. O barulho causa pânico, dor, sofrimento e morte”, destacou.

Em anos anteriores, outros vereadores tentaram proibir a venda dos fogos com barulhos, mas houve o entendimento de que isso seria inconstitucional e que teria que ser feito pela Câmara Federal. Quando questionada sobre esse ponto, Teka disse que não há inconstitucionalidade: “eu não era vereadora entre outros anos, mas o projeto passou por todas as comissões e está dentro da legalidade”.

Veja a entrevista concedida pela vereadora Teka ao Portal Mareli Martins

Com a colaboração de Ester Roloff, estagiária de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Deixe uma resposta