Close
Destaque Paraná Ponta Grossa Utilidade pública

Dia das Crianças: ACIPG incentiva compra no comércio de Ponta Grossa

Dia das Crianças: ACIPG incentiva compra no comércio de Ponta Grossa
  • Publishedoutubro 9, 2026
ACIPG promove campanha que valoriza o comércio local. Foto: Juliane Goltz/UEPG.

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, deve movimentar o comércio neste mês. Conforme o levantamento divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), na quinta-feira (1º), a intenção de presentear saltou de 48,1% em 2025 para 63,9% em 2026, uma diferença de 15,8 pontos percentuais.

Outros 16,2% ainda não decidiram se comprarão presentes e 20% afirmaram que não pretendem presentear. Os dados são da Sondagem de Intenção de Compras para o Dia das Crianças, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR.

Em entrevista ao Portal Mareli Martins o diretor de Comércio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Heraldo Luz, , falou sobre as expectativas para as vendas no comércio de Ponta Grossa: “Cada campanha promovida pela ACIPG mostra uma crescente no consumo local”.

Entre aqueles que não pretendem ou ainda não decidiram comprar presentes, mais da metade, 56,6%, afirma não ter criança para presentear. A situação financeira ou o desemprego aparecem na sequência, mencionados por 22%. Outros 13,3% não apontaram um motivo específico e 7,8% disseram não comemorar a data.

 

Brinquedos lideram preferência de presentes 

A pesquisa da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra que os brinquedos são os presentes mais procurados, com 60,3% das citações entre os consumidores que pretendem presentear.

Na sequência aparecem roupas e calçados, com 34,3%, e jogos educativos, com 27,2%. Livros e itens semelhantes foram citados por 11% dos entrevistados. Eletroeletrônicos aparecem com 7,1%, enquanto passeios recreativos representam 5,3%.

 

 

 

Confira a pesquisa completa da Fecomércio:

Grandes empresas do comércio ampliam otimismo no Paraná – Fecomércio PR

 

Como baixar o app da ACIPG Campanha: Vivo e Compro Aqui – ACIPG 

Plataforma: App ACIPG (disponível em Google Play e App Store)

A cada R$100 em compras em lojas participantes, o consumidor recebe 1 cupom (limite de 10 por nota fiscal) e concorre a prêmios 

 

Pesquisa de preço

A sondagem aponta que 77,7% dos consumidores costumam pesquisar preços antes de comprar os presentes. Entre eles, 74,4% fazem pesquisa pela internet, enquanto 25,6% procuram preços pessoalmente.

A qualidade do produto é o fator que mais influencia a decisão de compra, com 19,5% das citações. Promoções aparecem em seguida, com 17,3%, seguidas pelo preço baixo, com 15%, e pelo custo-benefício, com 11,3%.

Incentivo ao comércio local 

A internet é o principal canal de compra, com 50,6% das menções. As lojas do centro das cidades aparecem com 34,4%, seguidas pelos shoppings, com 24,8%. O comércio informal ou autônomo foi citado por 15% dos entrevistados, enquanto as lojas de bairro aparecem com 10,6%. Sobre isso, Heraldo incentiva o consumo na região: “o desenvolvimento da nossa cidade parte daquilo que a gente produz aqui”. 

Pix lidera entre as formas de pagamento

As modalidades de pagamento à vista receberam 65,5% das citações, enquanto 45,7% dos consumidores indicaram alguma forma de pagamento a prazo.

Individualmente, o Pix lidera, com 31,8% das indicações. O cartão de crédito parcelado aparece com 26,5%, seguido pelo cartão de débito, com 25,8%, e pelo cartão de crédito para pagamento no vencimento, com 24,7%. O dinheiro foi mencionado por 13,4%.

As compras devem se concentrar nos 15 dias que antecedem o Dia das Crianças, período escolhido por 74,4% dos consumidores. A semana anterior à data deve registrar a maior movimentação, com 47,7% das intenções de compra.

Os dados fazem parte da Sondagem de Intenção de Compras para o Dia das Crianças, realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR e divulgada em 1º de outubro de 2026.

 

Confira a entrevista completa com o diretor de Comércio da ACIPG

https://www.facebook.com/share/v/1F3nr6sBXi/

 

Com a colaboração de Lorena Santana do curso de Jornalismo da UEPG.

Deixe uma resposta