PG terá atos contra a redução da APA da Escarpa Devoniana nesta quinta


A próxima quinta-feira (28) será marcada por três grandes atos contra a proposta de redução da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. A mobilização vai ocorrer no município de Ponta Grossa , na região dos Campos Gerais.
Segundo o Movimento Pró-APA da Escarpa Devoniana – que reúne ambientalistas, professores, estudantes, representantes da sociedade civil organizada e lideranças políticas contrárias à redução – o dia será de forte mobilização junto à população sobre os riscos da possível redução da APA.
A primeira atividade está marcada para às 9h, em frente ao Colégio Estadual Regente Feijó, no Centro, quando estudantes e demais grupos realizarão uma caminhada até a Câmara Municipal de Ponta Grossa.
Depois disso, na Câmara, a partir das 10h, começa o segundo ato do dia, que será uma aula pública com a participação de profissionais que elaboraram o projeto atual da APA. Na ocasião, será possível tirar dúvidas sobre todo o processo em tramitação na Alep, a legislação e os riscos ambientais, culturais e econômicos da medida.
No final da tarde, a partir das 19h, ocorrerá um ato público, também na Câmara Municipal, no qual será oficialmente lançado o Comitê Pró-APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, que é um dos municípios mais interessados nessa discussão, criado para dar voz à sociedade organizada contra a proposta que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Todos os eventos são abertos ao público em geral e a participação é livre. Conforme os membros do movimento, o objetivo é conscientizar a população para a conservação da biodiversidade dos Campos Gerais e mostrar aos parlamentares que a redução da APA da Escarpa Devoniana representa um enorme retrocesso à região e ao Paraná. Deputados que integram o movimento, entre eles o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que é relator do projeto na Alep, e Péricles de Mello (PT) já confirmaram presença nos atos.
Programação completa:
7h às 9h – Concentração na frente do Colégio Regente Feijó
9h – Saída para a caminhada até a Câmara Municipal
10h – Aula Pública com professor Gilson Burigo (UEPG) e demais especialistas
Temas: * a APA da Escarpa Devoniana; * a APA e os Campos Gerais; * As ameaças do projeto PL 527 e * Cidadania e formas de participação
14h às 17h – Panfletagem no Calçadão no Centro de Ponta Grossa, com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra o projeto, moção pública e conscientização
19h – Lançamento do Comitê Pró APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, na Câmara Municipal
(Com informações do Movimento Pró-APA da Escarpa Devoniana)
A proposta
O projeto que prevê a redução da APA de 392 mil hectares protegidos para 126 mil hectares é assinado pelos deputado Plauto Miró (DEM) e também pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB). Na semana passada, a proposta perdeu força, depois que o líder do governo de Beto Richa (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB) retirou a sua assinatura do projeto e passou a ser contrário a medida.
A APA abrange 12 municípios do Paraná: Balsa Nova, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Lapa, Campo Largo, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Jaguariaíva e Sengés. O local possui campos de cerrado, formações geológicas, cavernas, furnas e áreas de mata nativa.
Na Assembleia Legislativa do Paraná, o movimento em defesa da APA da Escarpa Devoniana é encabeçado pelos deputados Péricles de Mello (PT) e Rasca Rodrigues (PV), que é o presidente da Comissão de Meio Ambiente.
Links relacionados:
Ouça o debate da Rádio T sobre a redução da APA da Escarpa Devoniana
Cine-Teatro Ópera lota em audiência sobre a Escarpa Devoniana
Bispo da Diocese de PG é contrário ao projeto de redução da APA da Escarpa Devoniana