PG terá atos contra a redução da APA da Escarpa Devoniana nesta quinta

noticia_692813_img1_escarpa
O projeto assinado pelos deputados Plauto Miró (DEM) e Ademar Traiano (PSDB), prevê a redução da APA da Escarpa Devoniana de 392 mil hectares protegidos para 126 mil hectares. (foto: divulgação)

A próxima quinta-feira (28) será marcada por três grandes atos contra a proposta de redução da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. A mobilização vai ocorrer no município de Ponta Grossa , na região dos Campos Gerais.

Segundo o Movimento Pró-APA da Escarpa Devoniana – que reúne ambientalistas, professores, estudantes, representantes da sociedade civil organizada e lideranças políticas contrárias à redução – o dia será de forte mobilização junto à população sobre os riscos da possível redução da APA.

A primeira atividade está marcada para às 9h, em frente ao Colégio Estadual Regente Feijó,  no Centro, quando estudantes e demais grupos realizarão uma caminhada até a Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Depois disso, na Câmara, a partir das 10h, começa o segundo ato do dia, que será uma aula pública com a participação de profissionais que elaboraram o projeto atual da APA. Na ocasião, será possível tirar dúvidas sobre todo o processo em tramitação na Alep, a legislação e os riscos ambientais, culturais e econômicos da medida.

No final da tarde, a partir das 19h, ocorrerá um ato público, também na Câmara Municipal, no qual será oficialmente lançado o Comitê Pró-APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, que é um dos municípios mais interessados nessa discussão, criado para dar voz à sociedade organizada contra a proposta que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Todos os eventos são abertos ao público em geral e a participação é livre. Conforme os membros do movimento, o objetivo é conscientizar a população para a conservação da biodiversidade dos Campos Gerais e mostrar aos parlamentares que a redução da APA da Escarpa Devoniana representa um enorme retrocesso à região e ao Paraná. Deputados que integram o movimento, entre eles o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que é relator do projeto na Alep, e Péricles de Mello (PT) já confirmaram presença nos atos.

Programação completa:

7h às 9h – Concentração na frente do Colégio Regente Feijó

9h – Saída para a caminhada até a Câmara Municipal

10h – Aula Pública com professor Gilson Burigo (UEPG) e demais especialistas

Temas: * a APA da Escarpa Devoniana; * a APA e os Campos Gerais;  * As ameaças do projeto PL 527 e  * Cidadania e formas de participação

14h às 17h – Panfletagem no Calçadão no Centro de Ponta Grossa, com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra o projeto, moção pública e conscientização

19h – Lançamento do Comitê Pró APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, na Câmara Municipal

(Com informações do Movimento Pró-APA da Escarpa Devoniana)

A proposta

O projeto que prevê a redução da APA de 392 mil hectares protegidos para 126 mil hectares é assinado pelos deputado Plauto Miró (DEM) e também pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB). Na semana passada, a proposta perdeu força, depois que o líder do governo de Beto Richa (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB) retirou a sua assinatura do projeto e passou a ser contrário  a medida.

A APA abrange 12 municípios do Paraná: Balsa Nova, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Lapa, Campo Largo, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Jaguariaíva e Sengés. O local possui campos de cerrado, formações geológicas, cavernas, furnas e áreas de mata nativa.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, o movimento em defesa da APA da Escarpa Devoniana é encabeçado pelos deputados Péricles de Mello (PT) e Rasca Rodrigues (PV), que é o presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Links relacionados:

https://marelimartins.com.br/2017/09/21/romanelli-retira-assinatura-do-projeto-de-reducao-da-apa-da-escarpa-devoniana-e-diz-que-a-proposta-pode-representar-um-retrocesso/

https://marelimartins.com.br/2017/03/10/ouca-o-debate-da-radio-t-sobre-a-reducao-da-apa-da-escarpa-devoniana/

https://marelimartins.com.br/2017/03/11/cine-teatro-opera-lota-em-audiencia-sobre-a-escarpa-devoniana/

https://marelimartins.com.br/2017/03/14/bispo-da-diocese-de-pg-e-contrario-ao-projeto-de-reducao-da-apa-da-escarpa-devoniana/

foto (5)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s