Audiência Pública discute uso de animais pela PM em manifestações

11950956_1055451581133972_437650355_n

Nesta terça-feira (25), a Assembleia Legislativa do Paraná, vai realizar uma audiência pública para discutir o uso de animais como aparato de segurança em manifestações populares. O debate acontecerá às 9h, no Plenarinho. A proposta é do deputado Rasca Rodrigues (PV), atual coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Juntamente com o deputado Marcio Pacheco (PPL), foi elaborado o projeto de lei nº 333/2015 que prevê a proibição da utilização de animais nas manifestações de rua. 

 “O uso de animais em operações policiais é recriminado por especialistas em segurança e já é proibido em outros estados. Em 1988 colocaram a culpa nos cavalos, e agora será dos cães? Eles não têm culpa, obedecem aos comandos”, afirmou Rasca, se referindo ao que ocorreu no dia 29 de abril deste ano. Na ocasião, em que a PM usou cães de diversas raças em cima dos professores, o próprio deputado levou um mordida de um cão da raça pitbull.  Um cinegrafista da TV Band, também foi ferido por um cachorro da mesma raça.

 O deputado Marcio Pacheco é policial e acredita que não é necessário utilizar estes animais em manifestaçõe de ruas. “Sou policial e acho que esse tipo de aparato é dispensável. Estamos fazendo essa tabela entre proteção aos animais e a própria segurança pública”, disse Pacheco, que é policial federal.
Cenas como as que ocorreram no dia 29 de abril deste ano, quando a Polícia Militar, por ordens do governador Beto Richa (PSDB), utilizou de cães de raças, como pitbull, em cima dos professores que faziam manifestações no Centro Cívico de Curitiba, jamais serão esquecidas. É possível abrir uma comparação com as atitudes do outro tucano ex-governador do Paraná e atualmente senador, Álvaro Dias, que no dia 30 de agosto de 1988, mandou que policiais militares colocassem cães e cavalos em cima dos professores, que também protestavam por melhores condições de trabalho e salário. Mas será que a PM está correta quando utiliza estes animais em manifestações populares?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s