Eleições do PMDB no PR podem ter duas chapas


Deputados e demais partidários que não compactuam com o nome do senador Roberto Requião para a presidência do PMDB, no Paraná, estão articulando uma chapa para disputa das eleições do diretório. O prazo para as inscrições das chapas encerra nesta sexta-feira (16). Até o momento, apenas a chapa “O PMDB de Cara Limpa”, que terá como presidente o senador Roberto Requião, confirmou a participação. Mas outros integrantes do partido estão se articulando para lançar uma alternativa, mesmo que sem um nome à presidência. A chapa “O PMDB para todos”, poderá ser lançada até o final da tarde desta sexta.
Na articulação estão os deputados estaduais Artagão Júnior, Jonas Guimarães, além dos federais Osmar Serraglio e Sergio Souza, que chegou a ser cogitado para a disputa da presidência. E também o ex-governador Orlando Pessuti, que atualmente ocupa o cargo de diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), indicado pelo governador Beto Richa (PSDB).
Mesmo expulso do partido, Pessuti estaria trabalhando na articulação dos nomes. Pessuti disse que até mesmo a sua expulsão do partido, que segundo ele é nula, teria sido uma manobra de Requião para que ele não possa disputar a presidência do partido. “Sem dúvidas, isso foi articulado pelo Requião. Mas estamos trabalhando para que a chapa seja lançada”, disse.
Segundo os deputados e demais articuladores “é necessário que o partido tenha uma opção, que contraponha os interesses do senador Roberto Requião”.