Ex-deputado federal Padre Roque morre aos 79 anos

Padre-Roque
Padre Roque foi deputado federal e concorreu ao Governo do Paraná, em 2002.(foto: divulgação)

O ex-deputado federal Padre Roque Zimmermann morreu neste domingo (17), aos 79 anos. Roque estava internado e em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral da Unimed desde 31 de janeiro, devido problemas cardíacos e pulmonares, agravados por uma bactéria que se espalhou pelo sangue.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores, ao qual Padre Roque foi filiado, informou que a morte ocorreu “após um longo período de enfermidades”.

Nascido em Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, Roque foi padre da Congregação Missionária Sagrada Família. Em 1987, filiou-se ao PT e, em 1992, tornou-se membro do diretório estadual do partido no Paraná. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal, cargo que ocupou até 2002. Naquele ano, candidatou-se a governador do Paraná, obtendo o quarto lugar na disputa.

Padre Roque viveu em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, onde se tornou padre e professor universitário. Foi militante pelos direitos humanos durante a ditadura militar, e se envolveu em causas ligadas aos pequenos agricultores e trabalhadores rurais sem terra.

O velório acontece na residência, rua Enfermeira Adelaide Pareta, 112, Uvaranas. O sepultamento será nesta segunda-feira (18), às 17h, no Seminário dos Padres Missionários da Sagrada Família.

PT lamenta morte de Padre Roque: veja a nota do partido

Com pesar recebemos a notícia e comunicamos a morte do companheiro Padre Roque Zimmermann, que ocorreu neste dia 17/02/19, após um longo período de enfermidades. Padre e Professor Universitário na cidade de Ponta Grossa, militante pelos direitos humanos durante a ditadura militar, e após, nas lutas dos movimentos sociais, notadamente dos pequenos agricultores e trabalhadores rurais sem terra, filiou-se ao PT em 1987, onde exerceu cargos de direção partidária municipal e estadual.

Elegeu-se deputado federal em 1994, onde destacou-se pela defesa da classe trabalhadora, atuando nas comissões da Câmara Federal com determinação, principalmente nas Comissões de Agricultura, Educação, Serviço Público e Direitos Humanos, tendo sido reeleito em 1998. No ano de 2002  foi escolhido candidato a Governador do Estado pelo PT Pr, obtendo uma votação significativa (cerca de 17% dos votos) no primeiro turno.

No ano seguinte assumiu a convite do governador eleito, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná onde exerceu o cargo de Secretário de Estado até 2006 quando licenciou-se para candidatar-se a deputado estadual.

Padre Roque deixa um legado de luta em defesa do povo humilde, na construção dos movimentos sociais e na construção partidária, se colocando sempre disponível para assumir as tarefas do PT. Figura humana de trato simples e respeitoso com todos que com ele conviviam na vida pública e pessoal, se vai um lutador.

Nosso reconhecimento e gratidão valente companheiro, vá em paz.

Padre Roque presente!

Partido dos Trabalhadores (PT-PR)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s