Cadê os leitos prometidos para o Hospital Universitário de Ponta Grossa?

ratinho e manos

Leitos anunciados para o combate ao coronavírus ainda não foram implantados em Ponta Grossa.

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais ainda não recebeu os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os leitos clínicos prometidos pelo governador Ratinho Junior (PSD), quando esteve em Ponta Grossa, no dia 23 de abril de 2020.

Segundo o governador, os novos leitos seriam destinados para o tratamento de pacientes com coronavírus. O anúncio foi feito em conjunto com o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), o deputado Plauto Miró (DEM)  e o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

A promessa é de que seriam implantados 20 novos leitos de UTI e 25 novos leitos de enfermaria. Com isso, o Hospital Universitário passaria a contar com 30 leitos de UTI específicos para o atendimento de pacientes com coronavírus (hoje são apenas 10 leitos) e mais 25 novos leitos clínicos, chegando a 50 leitos. (hoje são 25 leitos clínicos)

Mas até o momento as promessas ficaram só no discurso e no palanque eleitoral feito em período de pandemia de coronavírus.

Em contato com a direção do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Everson Krun, confirmou ao Blog da Mareli Martins,  que os leitos “ainda não foram implantados”. E disse que “não há um prazo para a instalação”. Everson afirmou que o HU está “aguardando uma manifestação da Direção Geral de Saúde da SESA”.

O Blog da Mareli Martins entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) para saber quando os leitos serão implantados.  A SESA não informou quando todos os leitos serão implantados.

Veja o que disse a SESA:

“A implantação será gradual, à medida em que a ocupação da macrorregião leste subir e viabilizarmos os equipamentos.  A Sesa está em processo de compra de mais ventiladores, isto está no planejamento e a pasta espera que o mais rápido possível consiga abrir os leitos previstos”.

Veja o anúncio completo feito por Ratinho Junior:

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106688&tit=Governo-destina-R-28-milhoes-para-HU-dos-Campos-Gerais

Casos de coronavírus em Ponta Grossa:

  • 66 casos confirmados
  • 1.573 casos
    monitorados
  • 5 pacientes internados na UTI Covid – Hospital Universitário (são apenas 10 leitos)
  •  5 pacientes internados na ala de leitos de clínicos do Hospital Universitário
  • (informações da Prefeitura de Ponta Grossa e do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s