Justiça nega subsídio para a Viação Campos Gerais (VCG)

2ba6f73c4e4864b10f0135337ab94dbe

VCG perde na justiça pedido de ajuda com dinheiro público. (foto: Bruno Domingues do Prado – Ônibus Brasil)

A Viação Campos Gerais (VCG) teve o pedido de subsídio negado pela Justiça. A decisão é desta sexta-feira (29) e  foi assinada pela juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, Luciana Virmond.

 A VCG solicitou R$ 2,5 milhões, que seriam destinados pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio de verbas federais. A VCG afirmou que está enfrentando dificuldades para manter o serviço neste período de pandemia do coronavírus.

A empresa alegou que a tarifa de R$ 4,30 não corresponde ao valor final do cálculo. A VCG disse que a pandemia impactou na redução do no número de passageiros.

Em Ponta Grossa, o sistema já está operando com 70% da frota, como medida de economia para a VCG, durante a pandemia do coronavírus. Por outro lado, a população reclama de aglomeração no transporte, medida que vai contra as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo alto risco de proliferação do coronavírus.

A VCG disse que vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Paraná. Veja a nota da empresa:

A Viação Campos Gerais informa que ainda não tomou ciência dos termos de decisão que determinou o indeferimento do pedido de liminar feito pela concessionária, pleiteando subsídio para manutenção do equilíbrio econômico e financeiro do sistema.

Diante do fato, a VCG recorrerá ao Tribunal de Justiça do Paraná. No atual cenário é necessário reforçar o momento delicado pelo qual passa o transporte coletivo de Ponta Grossa, que, seguindo a atual circunstância de operação, corre sério risco de colapso. A justificativa está em uma operação próxima a 70% da oferta, com uma demanda de passageiros aproximada a 40% da usual.

Sem a possibilidade de novos ajustes, a concessionária espera muito em breve obter um posicionamento favorável nas instancias recursais. Caso contrário, o sistema, muito em breve, poderá ter a sua atual operação comprometida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s