Dia Mundial do Meio Ambiente: “estamos afetando a natureza para nosso próprio prejuízo”, diz ONU

onu meio ambiente 2

“A degradação da biodiversidade e a perda dos habitats estão aumentando”, aponta a Organização das Nações Unidas (ONU). (foto: ONU)

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e data é necessária para muitas reflexões, principalmente quando falamos na relação entre homem e natureza. O período é oportuno para essa discussão, em um momento de pandemia do coronavírus, precisamos estar atentos à mensagem que a natureza nos manda.

Vivemos tempos sombrios, com um ministro do Meio Ambiente (Ricardo Salles) que preza pela destruição da natureza. Sales disse que é “é preciso aproveitar a pandemia para aprovar projetos que não serão aprovados se a imprensa estiver acompanhando”. Não preciso nem dizer que os projetos incluem aumento do desmatamento e mais destruição da natureza.

De forma infeliz, Salles disse que “a imprensa está preocupada em dar coberta aos assuntos relacionados ao coronavírus”. Segundo o ministro do Meio Ambiente “este é o período para aprovar leis de afrouxamento às legislações ambientais”.

Mais do que nunca a natureza nos manda um recado! Não podemos permitir que o meio ambiente seja ainda mais destruído por gente irresponsável.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que a Natureza está nos mandando uma “mensagem clara”.

“Estamos afetando o meio ambiente, para nosso próprio prejuízo. A degradação dos habitats e a perda de biodiversidade estão acelerando. As perturbações climáticas estão piorando. Incêndios, inundações e grandes tempestades são mais frequentes e destruidoras. Os oceanos estão ficando mais quentes e ácidos, destruindo os ecossistemas dos corais. E, agora, um novo coronavírus está enfurecido, minando a saúde e meios de subsistência”, afirmou Guterres.

Ele ressaltou que devemos cuidar da natureza. “Precisamos de toda a nossa comunidade global para mudar de rumo. Vamos repensar o que compramos e utilizamos. Adotar hábitos e modelos agrícolas e de negócios sustentáveis. Salvaguardar os espaços e a vida selvagem que ainda existem. E nos comprometer com um futuro verde e resiliente.”

“Enquanto trabalhamos para reconstruir melhor, vamos colocar a natureza onde ela pertence, no centro de nossas decisões. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, é a hora da Natureza”, concluiu o secretário-geral.

“A Natureza está nos mandando uma mensagem clara”, diz ONU  (veja o vídeo)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s