Em plena pandemia, Sanepar anuncia reajuste de 9,62% nas tarifas

Sanepar pretende subir tarifas de água e esgoto em 9,62%. (Foto: Divulgação)

A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) anunciou que pretende reajustar novamente as tarifas de água e esgoto. A Sanepar anunciou o reajuste de 9,62% a partir de 31 de outubro de 2020.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), a Sanepar informou que “eventuais perdas de receita decorrentes da não aplicação do índice na data-base poderão ser objeto de análise quando do início do processo de revisão tarifária, previsto para o ano de 2021″. A Agepar, órgão do Governo do Paraná, já aprovou o reajuste.

Vale destacar que esse aumento pleiteado pela Sanepar vem em plena pandemia do coronavírus e também em um momento em que o Paraná atravessa uma crise hídrica, Curitiba e região metropolitana realizando rodízio no abastecimento, mesmo depois das recentes chuvas. Aliás, quando o assunto é corrupção a Agepar também é investigada. A Agepar é o órgão que deveria fiscalizar atuação da Sanepar!

Mas no Paraná todo, independente de crise hídrica, a falta de água é recorrente na vida de muitas pessoas. A qualidade do serviço prestado pela Sanepar é bastante questionável!

Outro ponto que precisa ser lembrado é que a Sanepar está sendo investigada em uma operação do Gaeco, que apura falcatruas em processos licitatórios, além de obras anunciadas e não executadas pela Sanepar. Operação que resultou na prisão de diretores e demais funcionários da Sanepar, além de funcionários de empresas terceirizadas pela Sanepar. (hoje estão em liberdade)

Aliás, quando o assunto é corrupção a Agepar também é investigada. A Agepar é o órgão que deveria fiscalizar atuação da Sanepar!

Será que o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), poderia barrar este aumento? Pelo menos neste momento em que a população vive uma situação difícil pelos reflexos da pandemia: desemprego, alta nos preços de gasolina, alimentos, medicamentos, entre outros produtos.

Seria de bom grado uma atitude do governador Ratinho Jr a favor da população neste momento!

um comentário

  • Fernando Luiz Pereira

    Eu gostaria de saber algumas coisas a respeito da Sanepar ???
    Qual o lucro liquido da empresa?
    Qual a demanda de atendimento da empresa para justificar esse reajuste?
    Porque a empresa não coloca redes de recebimento em cada cidade para facilitar o pagamento das contas, assim evitando que as pessoas fiquem nas longas filas da Lotérica ?
    Com toda a ajuda que recebe do governo, porque ainda ela insiste nesse reajuste ?
    Se a maioria das pessoas pagam por uma cota minima de 10m³ de água, mesmo que economize como é tanto solicitado em todas os meios de comunicação, o que a SANEPAR fará para que se modifique essa forma de cobrança ?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s