Câmara de PG aprova abertura de processo de cassação contra vereador Valtão

Câmara de Ponta Grossa abre processo contra o vereador Walter José de Souza (PRTB). (Foto: CMPG)

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa votou na tarde desta segunda-feira (15) a abertura de uma Comissão Processante Permanente (CPP) contra o vereador Walter José de Souza (PRTB), Valtão, que segue em prisão domiciliar por conta da Operação Saturno, realizada pelo Gaeco. A operação investiga fraude e corrupção no EstaR Digital de Ponta Grossa. Valtão está no quarto mandato e é réu por corrupção passiva. 

O pedido de abertura de comissão para avaliar a cassação do mandato de Valtão foi feito pelo ex-vereador e presidente municipal do PTRB, Sargento Guiarone, que foi alvo de busca e apreensão durante a Operação Saturno.

A Câmara decidiu de forma unânime instaurar a CPP. Após a abertura do processo, foi realizado o sorteio da comissão processante, que irá analisar o caso. A comissão será composta pelos seguintes vereadores: Filipe Chociai (PV) – presidente, Izaías Salustiano (PSB) – relator da comissão e Felipe Passos (PSDB), como integrante da comissão.

Valtão segue em prisão domiciliar e tomou posse do seu cargo no dia 20 de janeiro, em uma cerimônia às escondidas, visto que a imprensa só foi informada depois que o vereador foi empossado. Valtão foi o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do EstaR Digital, que é investigada por fraude e corrupção.

A defesa de Valtão disse que busca na Justiça a liberação para que o vereador possa comparecer às sessões, após a recuperação de Valtão que foi diagnosticado com Covid-19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s