CPI do EstaR: “Vamos investigar a dispensa de licitação e a prorrogação do contrato entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Cidatec “, diz Izaias Salustiano

Vereador Izaias Salustiano (PSB) defende abertura de nova CPI para investigar a corrupção do EstaR Digital de Ponta Grossa.

Em entrevista ao Jornal Falado da Rádio Clube e ao Blog da Mareli Martins, nesta quinta-feira (27), o vereador Izaias Salustiano (PSB), defendeu a abertura de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção do EstaR Digital de Ponta Grossa, que continua sendo operado pela Cidatec, que possui empresários réus no processo de corrupção no EstaR. (Ouça a entrevista completa no final do texto)

“Vamos investigar a dispensa da licitação por parte da Prefeitura de Ponta Grossa no processo de contratação da Cidatec. E também queremos investigar os motivos que levaram a prefeitura a prorrogar o contrato com a Cidatec, mesmo com as denúncias de corrupção. Eu considero essa empresa inidônea e mandei um documento para a prefeita de Ponta Grossa, dizendo que a prefeitura não deveria ter prorrogado o contrato com essa empresa, que tem seus empresários réus no processo de corrução do Estar”, destacou o vereador.

Segundo Izaias Salustiano, a nova CPI é necessária porque ficou claro que a outra CPI realizada no ano de 2020 não foi séria e culminou na Operação Saturno do Gaeco e o próprio ex-vereador Walter José de Souza (PRTB) confessou a venda do relatório da CPI, em que ele era relator.

“Nós não podemos entender que o trabalho da última CPI foi sério, caso contrário a CPI não teria sido alvo do Gaeco, com prisão de vereadores, de empresário da comunicação, de empresários da Cidatec e mandados de busca e apreensão de ex- secretario municipal e vereadores. Ou seja, aquela CPI não foi séria, por isso eu acho que é necessária uma nova CPI”, afirmou o vereador.

Conforme Izaias Salustiano, a intenção é de que nessa CPI todos os envolvidos sejam ouvidos, como por exemplo, o ex-secretário de Recursos Humanos e tio do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSDB), Ricardo Linhares, que foi alvo de busca e apreensão. Também serão ouvidos os ex-vereadores Ricardo Zampieri (alvo de prisão, já liberado e não foi indiciado pelo MP, Sargento Guiarone (alvo de busca e apreensão), Vinicius Camargo (alvo de busca e apreensão) e na mesma condição o atual vereador Ezequiel Bueno. Também será ouvido o ex-presidente da AMTT, Roberto Pelissari (foi preso e liberado e não foi indiciado).

E todos os que foram indiciados pelo Ministério Público. O Ministério Público do Paraná do Paraná denunciou o vereador Walter José de Souza (PRTB) e os empresários da Cidatec Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck e o empresário proprietário da TV Vila Velha e do site D’Ponta, João Carlos Barbiero.

Izaias Salustiano disse que acredita que a CPI será aberta e que já possui votou suficientes para isso. “Nós já temos nove assinaturas para abertura da CPI e são necessárias apenas sete. Então eu acredito que será aberta a CPI”.

O desafio de fazer a população confiar na CPI

O vereador Izaias Salustiano reconheceu que a população tem razão em desconfiar da CPI por conta do que aconteceu com a CPI do EstaR, que acabou sendo alvo do Gaeco, na Operação Saturno. Segundo o vereador, exatamente por esse motivo é necessária uma nova CPI do EstaR Digital.

“Infelizmente a última CPI do Estar acabou comprometendo a imagem da Câmara, mas é preciso lembrar que tudo depende de quem conduz a CPI. Os membros da CPI não podem aceitar interferência externa. Como a última CPI não foi séria, precisamos de uma nova para investigar as irregularidades que ocorreram nesse processo do Estar”, destacou.

Salustiano destacou que foi presidente da CPI do Mercado da Família e que o trabalho contribuiu para que o Ministério Público pudesse indiciar os envolvidos.

Ouça a entrevista completa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s