Crônica da semana: O beijo do fim

(obra de Rubens Gerchman)

A crônica desta sexta-feira (12) ‘O beijo do fim’, de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes,  faz parte do Projeto Crônicas dos Campos Gerais. O projeto é realização da Academia de Letras dos Campos Gerais e parceiros. Visa fomentar e divulgar percepções sobre os Campos Gerais do Paraná, estimulando crônicas de vivências da população regional ou visitantes.

As crônicas vão ao ar todas as sextas, durante o Jornal Falado, das 12h às 13h, na Rádio Clube 94,1 FM e em parceria com o Blog da Mareli Martins. A interpretação é de Mareli e Martins e a edição é de John Elvis Ribas Ramalho Junior (músico e sonoplasta).

Em ‘O beijo do fim’, a escritora Rosicler Antoniácomi Alves Gomes relembra as matinês do Cine Teatro Pax, anos 70, em Ponta Grossa.

“Festinha de garagem simples, comum na Ponta Grossa dos anos setenta, animada com um toca-discos sem DJ, refrigerantes e petiscos. Aos domingos, o “point” da época, no Bairro Oficinas, eram as matinês do Cine Teatro Pax. As moças chegavam cedo, pois queriam estar acomodadas, “guardando” poltrona ao lado, para os “paqueras”.

Rosicler conta a história de uma adolescente, como tantas outras dos anos 70, que viviam suas “paqueras” no Cine Teatro Pax. “A adolescente, vencendo a timidez, convidara para o seu aniversário o menino que ocupava todos os confins de seus pensamentos e fazia vibrarem as fibras estreantes de seu coraçãozinho tomado de assalto pela puberdade”.

Informações sobre as crônicas:

Título: O beijo do fim

Autora: Rosicler Antoniácomi Alves Gomes (Professora de Português e Inglês, Ponta Grossa)

Crônica do Blog Crônicas dos Campos Gerais: Crônicas dos Campos Gerais (cronicascamposgerais.blogspot.com)

O projeto Crônicas dos Campos Gerais: O projeto é uma realização da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) em parceria com órgãos e entidades da região ligados à cultura, à educação e às comunicações. Visa fomentar e divulgar percepções dos moradores ou visitantes sobre os Campos Gerais do Paraná (cidade e campo), de forma a estimular o relato escrito com qualidade literária (crônicas) de experiências e vivências regionais, sejam elas reais ou fictícias, cotidianas ou inusitadas. Trata-se de iniciativa no sentido da divulgação e inclusão cultural e literária.

Tais relatos deverão ser divulgados em jornais, portais digitais, rádios e canais de TV da região e, em se viabilizando parceiros financiadores, em livro a ser editado ao final do projeto. Esta segunda edição, iniciada em março de 2021, deve estender-se até junho de 2022. Espera-se que os relatos promovam intercâmbio de sensações que instiguem a criação literária, a leitura e apoiem o envolvimento afetivo e participativo do cidadão com a região, reforçando a autoestima pátria e a mobilização para a melhoria da valorização e criação literária, da cultura e da qualidade de vida urbana/rural.

Interpretação: Mareli Martins

Edição: John Elvis Ribas Ramalho Junior – músico e sonoplasta

Trilha musical de fundo: ‘Milionário’ – Os Incríveis

Trilha Musical Final: ‘Aquele beijo que te dei’ – Roberto Carlos

CLIQUE NO LINK PARA OUVIR A CRÔNICA

OUÇA TODAS AS CRÔNICAS

https://marelimartins.com.br/category/cronicas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s