Servidores estaduais da Saúde de PG fazem mobilização por reajuste salarial

A principal reivindicação da categoria é a data-base, ou seja, a reposição salarial. (Foto: SindSaúde)

Os profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) que trabalham em hospitais e outras unidades de Saúde em Ponta Grossa se juntaram ao movimento deflagrado pelo SindSaúde-PR para reivindicação do reajuste da inflação nos salários.

Os trabalhadores promoveram um panfletaço em frente à 3ª Regional de Saúde, em Ponta Grossa, no final da tarde desta terça-feira (26). Os profissionais conversaram com a população sobre o movimento.

“Estamos há mais de cinco anos sem o reajuste adequado. A inflação está corroendo nosso salário e o governo não nos dá outra opção a não ser protestar. Nos próximos dias ainda faremos mais atos em outros locais, sempre explicando para as pessoas sobre os motivos que estamos nos mobilizando”, afirmam as trabalhadoras.

A principal reivindicação da categoria é a data-base, ou seja, a reposição salarial. O governo de Ratinho Junior (PSD) acumula uma dívida com os servidores. que pode chegar a 36% em maio, segundo cálculos do Sindicato.

A última atualização salarial de acordo com a inflação ocorreu em 2016. Desde então, o governo concedeu 2% em janeiro de 2020 e mais 3% em janeiro de 2022.

Além da reposição da inflação nos salários, as servidoras e servidores da SESA reivindicam o fim da privatização da Saúde e o fim das contratações de profissionais por meio de cooperativas, terceirizações e quarteirizações.

O pagamento dos quinquênios e anuênios retroativos a 2020, a volta para a administração da SESA das unidades hoje administradas pela FUNEAS e o retorno da Gratificação por Atividade de Saúde (GAS) no período de licença são outras reivindicações. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s