Deputada questiona Ratinho Jr sobre mortes em PG por falta de leitos

“A Prefeitura de Ponta Grossa fechou todas essas portas com a justificativa de que a competência é do Estado. Então estou cobrando o governador”, disse a deputada Mabel Canto (PSDB).

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) questionou a responsabilidade do Governo do Paraná sobre as mortes que ocorreram em Ponta Grossa, por falta de leitos em hospitais.

Até o dia 27 de maio, dezoito pacientes aguardavam leitos por mais de 24 horas. Em seis dias, nove pessoas morreram na Upa Santana, enquanto na Upa Santa Paula, quatro mortes foram registradas, desde o dia 26 de maio.

Nesta segunda-feira (30), um bebê de 44 dias acabou falecendo de covid-19. Ele aguardava desde sábado à noite, dia 28, uma transferência para um hospital. 

No último domingo (29), uma idosa de 74 anos, que dependia de uma vaga para um leito, acabou falecendo por complicações de pneumonia. Outra idosa de 63 anos também morreu na Upa Santana após aguardar seis dias por transferência.

A Prefeitura de Ponta Grossa fechou todas essas portas com a justificativa de que a competência é do Estado.

“Estou aqui hoje para cobrar do senhor governador Ratinho Junior para que crianças não morram mais. Para que pacientes não precisem aguardar dias por uma vaga. O governador ontem anunciou três novas Upa’s para Londrina, e para Ponta Grossa anunciou asfalto. Qual a prioridade? Asfalto ou saúde. Pra mim é saúde. Queria que o mesmo governador anunciasse uma nova Upa para nossa cidade ou reabrisse o Pronto Atendimento Infantil no HUMAI. Para que crianças como a que, infelizmente, faleceu ontem [30], pudessem lutar pela vida. E para que mães não tivessem que chorar pela morte de seu primeiro filho”, disse a deputada Mabel Canto.

Veja o discurso completo

Matéria relacionada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s