Paraná tem nove candidatos ao governo aprovados em convenção: veja os nomes

Eleições 2022: Disputa ao governo do Paraná já conta com nove concorrentes. (Foto: AEN)

As convenções partidárias encerram oficialmente nesta sexta-feira (5). As convenções iniciaram no dia 20 de julho. O Paraná conta com nove concorrentes ao governo, definidos durante as convenções, até o momento.

Adriano Teixeira (PCO), Angela Machado (PSOL), Joni Correia (Democracia Cristã), Professor Ivan (PSTU), Ratinho Júnior (PSD), Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT), Solange Ferreira Bueno (PMN), Vivi Motta (PCB).

Vejam quem são os candidatos

Adriano Teixeira (PCO)

(Foto: Divulgação/PCO)

Adriano Teixeira, 35 anos, na disputa pelo governo, foi confirmado em convenção neste domingo (31). Ele já se candidatou a vereador em Paranavaí em 2020 e agora disputa o governo.

Angela Machado (PSOL)

Foto: Divulgação/PSOL)

Angela é professora da rede estadual há 25 anos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Angela já concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020, mas não foi eleita. A candidatura de Angela Alves Machado, 45 anos, ao governo foi oficializada neste sábado (30) pela federação formada pelo PSOL e pela Rede.

Joni Correia (Democracia Cristã)

(Foto: Reprodução/Facebook)

A candidatura de Joni Correia, 45 anos, ao governo foi confirmada em convenção no dia 23 de julho. Ele também é presidente estadual do Democracia Cristã . Masceu em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, mas mora em Curitiba. É formado Direito e Publicidade e Propaganda. Trabalhou como professor, empresário, e foi diretor da Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.

Professor Ivan (PSTU)

(Foto: Reprodução/Facebook)

O professor da rede estadual Ivan Ramos Bernardo, o professor Ivan, 53 anos, foi confirmado como candidato ao governo em convenção no sábado (31). Ele também concorreu em 2018 ao cargo de governador.

Ratinho Júnior (PSD)

(Foto: AEN)

Carlos Roberto Massa Junior, Ratinho Jr, tem 41 anos. Ele nasceu em Jandaia do Sul (PR). Empresário e comunicador, Ratinho Junior começou a trajetória política em 2002, aos 21 anos, quando foi eleito deputado estadual pelo PSB. Em 2006, pelo PPS, ele se elegeu deputado federal, cargo para o qual foi reconduzido em 2010, à época filiado ao PSC. Foi  secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, no primeiro governo de Beto Richa. Em 2012, o então deputado disputou a prefeitura de Curitiba, mas não foi eleito.  Em 2018, já no PSD, Ratinho Junior foi eleito governador do Paraná no primeiro turno – o mais jovem da história do Estado, com 37 anos.

Roberto Requião (PT)

(Foto: Divulgação)

A candidatura de Roberto Requião ao governo do estado foi confirmada no dia 23 de julho no sábado (23) em convenção realizada pela federação composta por PT, PV e PC do B. Jorge Samek será o vice. É a primeira eleição pelo PT, depois de 40 anos no PMDB. Foi governador em 1991, 2002 e 2006. Entre 1995 e 2002 e depois 2011 e 2019 foi senador.

Ricardo Gomyde (PDT)

(Foto: Robson Mafra)

O ex-deputado federal e advogado Ricardo Gomyde, 52 anos, foi confirmado como candidato ao governa do Paraná em convenção no último sábado. Ele foi eleito deputado federal em 1994 e em 2001, foi eleito vereador em Curitiba. Em 2002, no entanto, deixou o cargo para ser presidente da Paraná Esporte, cargo que exerceu até 2009.

Solange Ferreira Bueno (PMN)

(Foto: Franklin de Freitas)

Professora de piano há quase 40 anos, a maringaense Solange Ferreira Bueno, 55 anos, se filiou ao PMN em março, após receber a garantia do partido que teria a legenda para disputar o governo do Paraná, mesmo nunca tendo se candidatado a um cargo público antes. Alegando não querer fazer da política uma profissão, ela afirma que não quis começar com uma candidatura a vereadora ou deputada por não ver nesse caminho tradicional. A candidatura foi confirmada em convenção no sábado (30)

Vivi Motta (PCB)

(Foto: Reprodução/Facebook)

Militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), Viviane Motta, 30 anos, é de Cuiabá, onde se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). É a primeira vez que disputa um cargo político.  A candidatura foi oficializada em convenção do PCB realizada em 29 de julho, em Curitiba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s