Close
Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA Ponta Grossa

Condenado no Mensalão e na Lava Jato, ex-ministro José Dirceu (PT) estará em Ponta Grossa no sábado (5)

Condenado no Mensalão e na Lava Jato, ex-ministro José Dirceu (PT) estará em Ponta Grossa no sábado (5)
  • Publishedjunho 30, 2025
Condenado no Mensalão e na Lava Jato, ex-ministro José Dirceu (PT) estará em Ponta Grossa no sábado (5), em evento organizado pelo MST e por apoiadores do PT. (Foto: Agência Brasil)

O ex-ministro José Dirceu (PT) participa de encontro em Ponta Grossa neste sábado (5). O evento ocorrerá no Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na Rua Rui Barbosa, 131, Centro, a partir das 9h, com organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e apoiadores do PT. A programação inclui café de manhã e “bate-papo” com José Dirceu.

Em 2013, José Dirceu foi condenado e preso no dia13 de novembro de 2013, no escândalo do Mensalão, um dos esquemas de corrupção envolvendo o PT. No entanto, em 04 de novembro de 2014, 354 dias depois, ele deixou a penitenciária e passou a cumprir prisão domiciliar.

Em 2016, o petista foi acusado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, e foi condenado a 23 anos e três meses de prisão. A sentença foi assinada por Sergio Moro (União-PR), que era o juiz do caso na época.

Dirceu deixou a prisão pela última vez em 8 de novembro de 2019, após determinação do Supremo Tribunal Federal de derrubar a prisão em segunda instância. Além disso, ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a anulação de todos os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu (PT) em ações que envolvem a Operação Lava Jato.

Desde então, o ex-ministro, que já havia sido condenado em 2013 também no processo do Mensalão, voltou para a prisão três vezes, ficando preso por 854 dias , que equivale a aproximadamente 2 anos e três meses.

Veja as vezes em que José Dirceu foi preso

(Foto: Agência Brasil)
  • 03 de agosto de 2015

É preso na 17ª fase da Operação Lava Jato.

  • 03 de maio de 2017

Um ano e nove meses depois, é solto por uma decisão da Segunda Turma do STF. Nessa vez, o ex-ministro deixou a prisão fazendo uso de tornozeleira eletrônica.

  • 18 de maio de 2018

É preso novamente ao se apresentar à Polícia Federal, após determinação da juíza Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba.

  • 27 junho de 2018

Durante a madrugada do dia 27 de junho, José Dirceu deixou o Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava detido. Ele foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 3 votos a 1, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski decidiram que ele poderia aguardar o julgamento dos recursos contra a pena de 30 anos em liberdade.

  • 17 de maio de 2019

Volta a ser preso após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negar um recurso da defesa de Dirceu, que pedia a reversão da segunda condenação dele.

  • 08 de novembro de 2019

É solto pela última vez, após a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, contra a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

Mensalão

(Foto: Agência Brasil)

Em 2013, antes da Operação Lava Jato, José Dirceu foi condenado e preso, em 15 de novembro de 2013, por conta do Mensalão. O escândalo consistiu nos repasses de fundos de empresas, que faziam doações ao Partido dos Trabalhadores (PT) para conquistar o apoio de políticos. Dirceu – ministro da Casa Civil à época – foi acusado de chefiar a organização do esquema de propina.

No entanto, em 04 de novembro de 2014, 354 dias depois, ele deixou a penitenciária e passou a cumprir prisão domiciliar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *