Close
Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA Ponta Grossa

Aliado de Elizabeth, deputado Aliel fica em silêncio sobre aumento de impostos em PG

Aliado de Elizabeth, deputado Aliel fica em silêncio sobre aumento de impostos em PG
  • Publishedagosto 8, 2025
Aliado de Elizabeth, deputado Aliel fica em silêncio sobre aumento de impostos em Ponta Grossa. (Foto: PMPG)

O deputado federal Aliel Machado (PV), foi questionado pelo Portal Mareli Martins sobre seu posicionamento em relação ao aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e demais impostos em Ponta Grossa, pois em outras gestões o deputado sempre tinha posição contrária à Prefeitura, especialmente na gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD). Aliás, nem era preciso questionar e o deputado já fazia discurso contra.

O projeto aprovado aumenta o valor do IPTU em 30% no ano de 2026 e 20% nos anos posteriores, além do aumento referente à inflação.

A assessoria de Aliel disse que o deputado não irá se posicionar sobre um assunto que é do governo municipal: “como se trata de um tema ligado ao executivo municipal, não creio que o deputado irá se manifestar.”

E também que o deputado cumpre agenda no interior e, por isso, “seria difícil obter uma resposta”.

Lembramos à assessoria que na gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel e também quando Elizabeth fazia parte do grupo de Rangel, o deputado Aliel costumava opinar sobre todos os acontecimentos da municipalidade, principalmente com posição contrária, como pode ser visto aqui e aqui, e indagamos por que não faria o mesmo agora.

A única explicação para não responder é que no atual governo municipal, nitidamente e abertamente, o deputado apoia a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), enquanto no anterior se colocava como oposição bastante crítica. Vale lembrar, que esse apoio, mesmo que não declarado, aconteceu no segundo turno da eleição de 2024.

Ao dar seu apoio a Elizabeth, Aliel não pode opinar contra o aumento do imposto, que é o que esperam seus eleitores, e, se se pronunciar a favor, também irá se posicionar de forma antagônica às suas falas de campanha política, bem como aos ideais de seu partido.

Como representante do povo, eleito com o voto de milhares de ponta-grossenses, o deputado tem o dever de falar a respeito de assuntos que atingem diretamente a população.

O Portal Mareli Martins continua com espaço aberto para o deputado Aliel Machado, lembrando que está não é a primeira vez que o deputado não nos responde.

 

O Portal Mareli Martins fez as seguintes perguntas ao deputado Aliel:

  1. Como deputado, sempre com opinião e atuação em Ponta Grossa, qual a tua avaliação sobre o recente aumento dos valores de impostos em Ponta Grossa (IPTU e ITBI)?
  2. Sobre o principal imposto, o IPTU, o aumento será de 30% em 2026 e de 20% nos próximos anos, fora a inflação. O senhor concorda que o impacto é alto para a população? Acredita que a população terá condições de arcar com esse impacto, diante de tantos impostos e custo de vida tão alto? Este aumento poderá aumentar ainda mais a inadimplência, hoje na casa de 25% dos contribuintes?
  3. O senhor é abertamente aliado da prefeita de Ponta Grossa, sendo assim, como o senhor avalia essa decisão da prefeita em aumentar de forma significativa o IPTU da cidade?
  4. Na sua opinião, o que levou a prefeita a encaminhar o PL do aumento de impostos? A Prefeitura está com dificuldade de caixa? Como as promessas que foram feitas em campanha ajudaram a chegar ao quadro atual?
  5. O senhor é da base do presidente Lula (PT) e o presidente do PT de Ponta Gross (vereador Guilherme Mazer) votou a favor do aumento do IPTU. Dessa forma, a população criticou os aumentos de impostos no Governo Federal e em Ponta Grossa, com o voto do PT. O senhor não acha que a política, pensando na questão social, tinha que ser outra? Ou seja, não aumentar impostos? Ou o senhor concorda com isso?
  6. A população em Ponta Grossa relaciona sua imagem junto com a prefeita pela parceria existente, como o senhor vê o fato de estar junto com um governo que aumenta drasticamente o IPTU da cidade? Não é contraditório pela linha que o senhor atua?
  7. Procede a informação de que o senhor pode ser o sucessor de Elizabeth na eleição de 2028 para a prefeitura de Ponta Grossa?
  8. Procede a informação de que o senhor tem inúmeros cargos na Prefeitura de Ponta Grossa? O senhor fez indicações? Quantos cargos o senhor tem hoje no governo municipal?

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *