Pesquisa aponta cenário das eleições municipais de Ponta Grossa

e82bd0_5b8a98d91d0f4ad784cc4b5695e9104b

Em um cenário do levamento da Opinião Instituto de Pesquisa, envolvendo os três principais nomes à disputa,  Marcio Pauliki somou 30,1%, Aliel Machado atingiu 25,6% e Marcelo Rangel somou 16,5% –

  A Opinião Instituto de Pesquisa, de Curitiba, divulgou neste sábado (8), o levantamento da disputa das eleições de 2016. A pesquisa foi realizada por iniciativa da Opinião Instituto de Pesquisa e com recursos próprios da empresa. O levantamento foi cedido, sem ônus, para divulgação na Rede T de Rádios do Paraná e no Blog da Mareli Martins. 

 De acordo com a empresa, a pesquisa aponta as principais lideranças que podem concorrer às eleições do próximo ano. O levantamento também aponta a rejeição espontânea dos pré-candidatos e a avaliação do governo do prefeito Marcelo Rangel (PPS). 

 O primeiro cenário coloca os três principais candidatos na disputa: Marcio Pauliki (PDT) somou 30,1%, Aliel Machado (PCdoB) atingiu 25,6% e Marcelo Rangel (PPS) 16,5%. O vereador George de Oliveira (PMN) somou 5,1%, Leando Dias (PSOL) 0,2%, indecisos 13%, não sabem ou não opinaram 4,9%, nulos e brancos 4,2%. 

 Já em um segundo cenário, o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT), lidera a disputa com 44,0%, Marcelo Rangel é o segundo colocado com 19,0%, George de Oliveira com 5,8%, professor Edson (PT) 1,0%,  Leandro Dias (PSOL) 0,8%, Indecisos somam 15,4%, nulos e brancos 7,1%, não sabem ou não opinaram 6,8%.

 No terceiro cenário  o deputado federal Aliel Machado (PCdoB) aparece na frente com 35,8%, na segunda posição está o prefeito Marcelo Rangel, com 20,7%. O vereador George de Oliveira soma 7,5%, o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), aparece com 4,4%, Leandro Dias (PSOL) tem 1,2% das intenções de voto. O levamentamento aponta que 16,8% dos eleitores estão indecisos, outros 7,5% não opinaram ou não souberam responder e nulos e brancos somaram 6,1%.

 O levantamento da Opinião Instituto de Pesquisa ouviu 600 pessoas, entre os dias 27 de julho e 31 de julho. A confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4%. A pesquisa foi dividida em oito regiões: Uvaranas e Cara-Cará, Boa Vista, Orfãs e Nova Russia, Chapada e Contorno, Jardim Carvalho e Neves, Olarias e Oficinas, Ronda e Vila Estrela, Colônia Dona Luiza e Centro. 

Segundo o diretor da empresa Opinião Instituto de Pesquisa, Airton Freres, a pesquisa trabalha com pré-candidaturas, deste modo, não é preciso avaliar todos os nomes de uma vez só. “Nós fizemos um levantamento prévio dos possíveis pré-candidatos de Ponta Grossa, claro que este cenário ainda pode mudar, já que estamos falando de pré-eleições. Hoje não existe a necessidade de avaliarmos todos os nomes de uma vez só, pois as candidaturas ainda não estão definidas”, explica.

Marcelo Rangel tem a maior rejeição entre os principais candidatos

 A Opinião Instituto de Pesquisa também ouviu os eleitores em relação a rejeição aos nomes apontados na pesquisa. Neste caso, o levantamento foi de forma espontânea, ou seja, quando as pessoas não são estimuladas aos nomes.

 Os dados apontam que o prefeito Marcelo Rangel (PPS) possui a maior rejeição com 8,0%, o deputado Aliel Machado aparece em segundo, com 2,9%, depois aparecem o deputado estadual Péricles Holleben de Mello com 1,5%, George de Oliveira com uma rejeição de 1,4%, o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB) soma 1,0% e o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) tem 0,5% de rejeição, outros somam 1,2%. 

 “O que percebemos é um desgaste muito grande do prefeito Marcelo Rangel. Mas pelas pesquisas que fazemos, notamos que este cenário acontece em diversas cidades e também quando avaliamos os governos estadual e federal”, disse o diretor da Opinião Instituto de Pesquisa, Airton Freres

A pesquisa também mostra a avaliação do governo de Marcelo Rangel (PPS)

e82bd0_46b7725c724c431ab79db6978f5b18f8

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s