Pauliki rejeita pressão popular e não vai assinar CPI para investigar desvios na educação no Paraná

IMG_0829
O secretário geral União Municipal dos Estudantes Secundaristas Ponta-grossenses (Umesp), Marlon Alessandro da Silva, pediu a assinatura de Pauliki na CPI da Quadro Negro. Mas o deputado se recusa a assinar. (foto: Luciane Justus/Sinduepg)

Estudantes e professores que participaram da audiência pública realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (18), cobraram um posicionamento do deputado Marcio Pauliki (PDT) em relação aos escândalos corrupção no governo do estado. Eles pediram que o deputado Pauliki assine a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que dará suporte às investigações da Operação Quadro Negro. (Ouça a entrevista no final do texto)

Esta operação apura desvios de recursos de mais de R$ 20 milhões da educação. Desde 2015 a CPI tramita pela Assembleia Legislativa do Paraná, mas não alcançou 18 assinaturas para que seja aberta. Para que o processo tenha andamento faltam apenas cinco assinaturas. (veja a lista dos que assinaram)

Em entrevista à Rádio T e ao Blog da Mareli Martins, Pauliki afirmou que essa CPI é “trampolim político por que as investigações já estão ocorrendo na esfera judicial”. Vale dizer que Pauliki integra a bancada de apoio ao governo de Beto Richa (PSDB). E o esquema de corrupção na educação investiga o governo do estado.

Na delação premiada, o empresário Eduardo Lopes, dono da Valor, disse que os recursos foram desviados para as campanhas do governador Beto Richa (PSDB) e de e também para o deputados Plauto Miró (DEM), primeiro secretário da Alep, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSDB) e Tiago Amaral (PSB), que é filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Durval Amaral. Durval também aparece na delação.

Durante a audiência pública, o o secretário geral da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Ponta-grossenses (Umesp), Marlon Alessandro da Silva Barbosa, falou sobre a precariedade das escolas estaduais e cobrou a assinatura de Marcio Pauliki na CPI da Quadro Negro.

“Como representante dos colégios eu percorro diversos colégios e vejo que não temos qualidade na educação pública por falta de recursos. E a CPI da Quadro Negro vai investigar os desvios de recursos da educação. Mas a CPI está parada na assembleia por falta de assinaturas. Então em nome dos estudantes estou pedindo que o deputado Marcio Pauliki assine a CPI e atenda os interesses da população”, disse. Marlon ganhou o apoio de outros estudantes que também pediram a assinatura de Pauliki na CPI. Os alunos gritaram “assina, assina, assina”.

Todos aguardaram uma resposta de Pauliki diante do auditório lotado da UEPG, mas ele não respondeu aos questionamentos.

Em entrevista à Rádio T e ao Blog da Mareli Martins, Pauliki desqualificou a CPI da Quadro Negro e disse que tudo na passa de trampolim político para promover deputados de oposição.

“Não vou assinar. As investigações da Quadro Negro já estão sendo ocorrendo pelo Ministério Público, pelo Gaeco e pela Procuradoria-Geral que já está fazendo o seu trabalho. Temos que deixar o judiciário fazer o seu papel. Pois essa CPI há um ano das eleições pra mim cheira politicagem e eu não vou servir de massa de manobra para deputados de oposição, principalmente do PT” declarou Pauliki. A CPI tramita pela Alep desde 2015 e não apenas neste ano como disse o deputado.

Questionado se com essa atitude não estaria desmerecendo o trabalho dos parlamentares, Pauliki seguiu dizendo que a CPI tem fins eleitorais. ” Há um ano antes das eleições é trampolim político  para deputados que não conseguem recursos para suas regiões”.

Ainda para justificar o fato de não poder assinar a CPI por fazer parte da bancada do governo, Pauliki voltou ao discurso criado por ele mesmo da “vaca que dá leite”. “Estou atrás de recursos para região. Uma assinatura da CPI faltando cinco não muda nada nas questões da assembleia”, declarou.

Mesmo com inúmeras obras paradas de escolas em diversas cidades do Paraná, Marcio Pauliki, ainda tem dúvidas sobre a corrupção no governo do estado. “Se houver corrupção, o judiciário vai levantar e aí sim vamos ter nosso voto por convicção na assembleia, caso venha alguma questão”.

Veja quais deputados assinaram a CPI da Quadro Negro

1   Ademir Bier
2    Anibelli Neto
3    Edson Praczyk
4    Evandro Araújo
5   Gilberto Ribeiro
6   Márcio Pacheco
7   Nelson Luersen
8   Nereu Moura
9    Péricles de Mello
10  Professor Lemos
11  Requião Filho
12   Tadeu Veneri
13   Tercílio Turini

Ouça a entrevista do deputado Marcio Pauliki:

Links relacionados:

https://marelimartins.com.br/2016/03/14/pauliki-vai-as-ruas-pedir-impeachment-de-dilma-mas-e-contra-cpi-para-investigar-beto-richa/

 

https://marelimartins.com.br/2017/09/01/delator-da-quadro-negro-afirma-que-dinheiro-de-fraude-nas-obras-das-escolas-foi-desviado-para-a-campanha-de-beto-richa/

https://marelimartins.com.br/2017/09/02/operacao-quadro-negro-delator-diz-que-deputados-plauto-traiano-e-tiago-amaral-receberam-propina/

https://marelimartins.com.br/2017/09/05/operacao-quadro-negro-ele-inventou-essa-historinha-pra-conseguir-a-liberdade-e-mentira-diz-richa-sobre-delacao-do-dono-da-valor/

https://marelimartins.com.br/2017/09/01/operacao-quadro-negro-delator-afirma-que-rossoni-recebeu-r-460-mil-em-propina/

 

https://marelimartins.com.br/2017/06/07/nao-importa-a-cor-da-vaca-o-que-importa-e-o-leite-diz-pauliki-sobre-fazer-parte-da-base-de-richa/

Anúncios

2 comentários

  1. A culpa não é do Pauliki se a oposição não consegue uma minoria de 18 votos para abrir uma CPI. Isso quer dizer que Pauliki está tomando a decisão correta. Não é como o Sandro Alex que vota em uma denúncia falsa contra Temer. E ainda dizendo que o Temer cairia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s