Justiça manda reduzir tarifas de pedágio de duas concessionárias no Paraná

noticia_743118_img1_pedgio-caminhos-do-paran
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os percentuais correspondem à soma de degraus tarifários obtidos em aditivos, que foram feitos mediante propina a agentes públicos. (foto: reprodução)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou a redução das tarifas cobradas nas praças de pedágio pelas concessionárias Caminhos do Paraná em 25,77%, do Grupo CR Almeida e da Viapar em 19,02%. As seis concessionárias de pedágio que atuam no Paraná são investigadas na Operação Integração, a chamada ‘Lava Jato dos Pedágios’.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22). O pedido foi feito por procuradores da força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR) em conjunto com procuradores de Paranavaí, Ponta Grossa, Apucarana e Guarapuava que atuam na Operação Integração, desmembramento da Lava Jato.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os percentuais correspondem à soma de degraus tarifários obtidos em aditivos, que foram feitos mediante propina a agentes públicos.

“As concessionárias vêm se locupletando com benefícios indevidos às custas da coletividade desde o início da concessão, a redução tarifária pelo curto período faltante representa um mínimo a ser por elas suportado”, diz a decisão

As decisões proferidas na semana passada atendem a agravos de instrumento que foram interpostos ao Tribunal pelo MPF após o Juiz federal de origem negar liminar sobre a redução das tarifas e a inibição de novos aditivos nos contratos. Estes pedidos foram apresentados na propositura de Ações Civis Públicas (ACPs) contra as concessionárias no início deste ano.

A redução nas tarifas deve ocorrer a partir da data em que as concessionárias foram intimadas. Cabe recurso da decisão do TRF4.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s