PSOL lança Professor Gadini como candidato à prefeitura de Ponta Grossa

Convenção do partido foi realizada na noite desta terça-feira (8). O Professor Gadini vai disputar pela segunda vez o cargo de prefeito de Ponta Grossa. (Foto Assessoria PSOL/PG)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou a candidatura de Sérgio Gadini para a disputa da prefeitura de Ponta Grossa. Gadini é professor do curso de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e nunca ocupou cargo político.

O Professor Gadini concorreu à prefeitura de Ponta Grossa em 2016 e alcançou 12.214 votos (6,93%). Para candidato ao cargo de vice-prefeito foi escolhido professor da rede estadual Lineu Kieras. O PSOL não fará coligação partidária. Os nomes foram lançados durante convenção realizada na noite desta terça-feira (8).

O tema da campanha do PSOL será  ‘Cidade Solidária’. Segundo o candidato Professor Gadini a proposta é mostrar que é possível administrar a cidade com a política de interesse comunitário. “Nossas propostas convergem para uma cidade solidária, na defesa da política por compromisso comunitário a serviço da maioria da população de Ponta Grossa”.

Sobre o Professor Gadini

Sérgio Gadini é jornalista, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e atua, há quase 25 anos, como professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Presidiu o Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG-ANDES/N, entre 2006-2008), foi um dos fundadores da TV Comunitária PG, porta-voz do Núcleo PG do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE, entre 2008 e 2010) e coordenou o grupo gestor da Frente Popular de Movimentos Sociais de PG.

Gadini participou em 2008 da luta em defesa de um aterro público em local adequado, esteve presente na criação do Fórum em Defesa de Políticas de PG em 2009, com dezenas de associações sem fins lucrativos e, pouco depois, também passa a integrar o Fórum das Águas dos Campos Gerais, em defesa da água e do saneamento básico como política pública.

Em 2015 e 2016, participou do movimento contra a negociação entre a Prefeitura e a concessionária de água e saneamento, que pretendia antecipar um contrato de 30 e 60 anos. Entre 2017 e 2020, esteve à frente do grupo gestor do Fórum em Defesa da Previdência Pública.

 Em 2016, disputou a vaga para prefeito pelo PSOL com o tema “Mudança com certeza“. A campanha resultou em 12.214 votos (6,93%).

O candidato ao cargo de vice-prefeito

É a primeira vez que o Professor Lineu participa de uma disputa
eleitoral. (Foto: Assessoria/PSOL-PG)

Lineu Kieras é professor há 25 anos em Ponta Grossa, graduado em Geografia pela UEPG (em 1995) e especialista em Gestão Ambiental. Atuou como professor em instituições de ensino particular e como colaborador na UEPG. Na UTFPR além de professor desenvolveu atividades de pesquisa e extensão comunitária.

Desde 2005, o Professor Lineu atua na rede estadual de ensino público do Paraná. Entre 2007 e 2010 integrou a Coordenação Regional de Tecnologia Educacional (CRTe) e em cursos de licenciatura por educação à distância da UEPG, junto ao Programa Universidade Aberta. É a primeira vez que o Professor Lineu participa de uma disputa eleitoral.

“É hora de defender o serviço público, em especial a Saúde e a Educação, que estão sendo atacadas por governos que defendem interesses de grupos privados, que lucram às custas da maioria dos pobres”, disse.

PSOL terá 23 candidaturas para a Câmara dos Vereadores

O PSOL entra na disputa com 23 candidaturas para as 19 vagas da Câmara Municipal de Vereadores, sendo 8 mulheres e 15 homens.

Uma das inovações do PSOL para este ano é a aposta nos mandatos coletivos. Este ano duas candidaturas são coletivas, uma com quatro e outra com três pessoas. Nesse formato uma pessoa assume como titular para cumprir com os requisitos legais da candidatura.

Na prática, são co-vereadores que atuam numa perspectiva colaborativa de mandato como alternativa ao modelo personalista. Assim, o gabinete não será composto por assessores, mas por quatro ou três pessoas que dividem tarefas e tomam decisões de forma coletiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s