Close
Destaque Sem categoria

Sete anos do ‘massacre do Centro Cívico’ é marcado por paralisação dos professores

Sete anos do ‘massacre do Centro Cívico’ é marcado por paralisação dos professores
  • Publishedabril 29, 2022
No dia 29 de abril de 2015, no governo de Beto Richa (PSDB), protestos contra o projeto de lei que promoveu mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais, ParanaPrevidência, deixaram mais de 200 feridos, em frente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). (Foto: Joka Madruga/APP-Sindicato)

Servidores públicos do Paraná fazem uma paralisação das atividades nesta sexta-feira (29). Trabalhadores da educação estão na Praça 19 de Dezembro e na Praça Nossa Senhora de Salette, onde outras categorias também protestam no Centro Cívico de Curitiba.

Após sete anos, os professores relembram o ‘massacre do centro centro cívico’, que ocorreu em 2015, na gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB), atualmente pré-candidato à Câmara Federal.

No dia 29 de abril de 2015, protestos contra o projeto de lei que promoveu mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais, ParanaPrevidência, deixaram mais de 200 feridos, em frente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Foram mais de duas de horas de conflito, com uso de bombas e balas de borracha.

Outro motivo é a reinvindicação da data-base, que serve como parâmetro para o reajuste anual dos salários dos professores e outros trabalhadores da educação. Neste ano de 2 022, Ratinho Junior (PSD) concedeu reajuste de apenas 3% aos servidores. O valor não ficou inferior a inflação de 2021, que fechou em 10,06%.

Além disso, a paralisação dos servidores estaduais protesta contra o assédio e situações consideradas de calamidade dentro da sala de aula. A APP Sindicato estima que cinco mil pessoas estão no protesto, entre a educação e outras áreas.

Links relacionados:

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *