Sete anos do ‘massacre do Centro Cívico’ é marcado por paralisação dos professores

No dia 29 de abril de 2015, no governo de Beto Richa (PSDB), protestos contra o projeto de lei que promoveu mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais, ParanaPrevidência, deixaram mais de 200 feridos, em frente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). (Foto: Joka Madruga/APP-Sindicato)

Servidores públicos do Paraná fazem uma paralisação das atividades nesta sexta-feira (29). Trabalhadores da educação estão na Praça 19 de Dezembro e na Praça Nossa Senhora de Salette, onde outras categorias também protestam no Centro Cívico de Curitiba.

Após sete anos, os professores relembram o ‘massacre do centro centro cívico’, que ocorreu em 2015, na gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB), atualmente pré-candidato à Câmara Federal.

No dia 29 de abril de 2015, protestos contra o projeto de lei que promoveu mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais, ParanaPrevidência, deixaram mais de 200 feridos, em frente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Foram mais de duas de horas de conflito, com uso de bombas e balas de borracha.

Outro motivo é a reinvindicação da data-base, que serve como parâmetro para o reajuste anual dos salários dos professores e outros trabalhadores da educação. Neste ano de 2 022, Ratinho Junior (PSD) concedeu reajuste de apenas 3% aos servidores. O valor não ficou inferior a inflação de 2021, que fechou em 10,06%.

Além disso, a paralisação dos servidores estaduais protesta contra o assédio e situações consideradas de calamidade dentro da sala de aula. A APP Sindicato estima que cinco mil pessoas estão no protesto, entre a educação e outras áreas.

Links relacionados:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s