Prefeitura de PG abre licitação de R$ 2 milhões para o EstaR Digital: Cidatec teve contrato renovado em 2021, mesmo com denúncia de corrupção

O polêmico EstaR Digital de Ponta Grossa terá nova licitação.

A Prefeitura de Ponta Grossa abriu a licitação para a contratação da empresa que vai operar o EstaR Digital em Ponta Grossa. O valor previsto na licitação é de R$ 2,1 milhões. (Veja os detalhes da nova licitação no final do texto)

Atualmente o EstaR Digital segue com a empresa Cidatec, que tem seus sócios réus por corrupção, conforme a Operação Saturno, deflagrada pelo Gaeco em 2020. Mesmo com as denúncias de corrupção,  em 2021, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), renovou o contrato com a empresa por 12 meses (até março de 2022).

A Operação Saturno ocorreu no dia 15 de dezembro de 2020 e foi comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná, que investiga corrupção no EstaR Digital e no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Vereadores, que teria sido criada para investigar a corrupção.

Relembre o presos e que são réus na operação da corrupção no EstaR Digital de Ponta Grossa

Durante o desdobramento da Operação Saturno foram presos os empresários da Cidatec, empresa que venceu a licitação do Estar em Ponta Grossa, Alberto Abujama e Antonio Carlos Domingues. A operação investiga corrupção no Estar Digital de Ponta Grossa.

Também foram presos por ligação com o grupo, o proprietário da TV Vila Velha e do site D’Ponta, João Carlos Barbiero, atualmente comunicador do Grupo T de Rádios, na Rádio Lagoa Dourada.

Também foi preso o empresário Celso Ricardo Madrid Finck.

Foram presos os vereadores (hoje ex-vereadores) Ricardo Ricardo Zampieri (Republicanos), presidente da CPI do Estar Digital, o relator da CPI, vereador Valtão (PRTB) e o presidente da AMTT, Roberto Pelissari (agora ex-presidente)

O Gaeco cumpriu também cumpriu mandados de busca e apreensão nos gabinetes de outros três vereadores que integram a CPI do Estar Digital: Pastor Ezequiel Bueno (Avante), Vinicius Camargo (PSD), Sargento Guiarone (PRTB).

No prédio da prefeitura de Ponta Grossa, os agentes fizeram buscas no gabinete do secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, que é tio do prefeito Marcelo Rangel (PSDB). Atualmente, Linhares é secretário de Administração na cidade de Fazenda Rio Grande.

MP DENUNCIA VEREADOR E EMPRESÁRIOS POR CORRUPÇÃO NO ESTAR DE PG E INDICA SEQUÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO DE 11 PESSOAS

O Ministério Público do Paraná do Paraná denunciou o vereador Walter José de Souza (PRTB) (agora ex-vereador, pois ele renunciou) e os empresários da Cidatec Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck e o empresário proprietário da TV Vila Velha e do site D’Ponta, João Carlos Barbiero, na Operação Saturno, que investiga corrupção no EstaR Digital de Ponta Grossa e que ocorreu no dia 15 de dezembro.

Demais vereadores e secretários municipais continuarão sendo investigados

Os ex- vereadores Vicinícius Camargo (PSD), Ricardo Zampieri (Republicanos), Sargento Guiarone (PRTB), e o ainda vereador Pastor Ezequiel Bueno (Avante) e foram indicados como informantes no processo.

Zampieri foi preso durante a Operação Saturno e deixou a prisão no dia 23 de dezembro. Os demais vereadores foram alvo de busca e apreensão.

Na denúncia do MP, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMTT), Roberto Pelissari, não foi citado. Também não é citado na denúncia, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, tio do prefeito de Ponta Grossa, que foi alvo de busca e apreensão.

No entanto, o Ministério Público, solicitou o desmembramento dos autos e a extração de cópias do Inquérito Policial, com objetivo de dar sequência nas investigações.

Segundo o MP, as investigações vão continuar, mesmo que estas pessoas não tenham sido denunciadas até o momento, visto que os inquéritos serão desmembrados.

VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS

VEJA OS DETALHES DA NOVA LICITAÇÃO DO ESTAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s